menu

A comemoração do 5.º Centenário da Viagem de circum-navegação  é motivo de aprendizagem

V Centenário do início da viagem de circum-navegação (1519-1522) realizada por Fernão de Magalhães e  Juan Sebastián Elcano ao serviço dos reis de Espanha.
O Agrupamento de Escolas Morgado de Mateus  integrado nas Escolas Magalhânicas, une vários projetos, parceiros e atividades - Navegar com a Biblioteca Escolar (Rede das Bibliotecas Escolares), O Mar e a História (Erasmus+) e a Viagem (atividade do agrupamento realizada em 2018/2019). Este espaço tem como finalidade mostrar o percurso da expedição de Fernão de Magalhães / Sebastián Elcano, identificando todos os locais por onde passaram durante esta expedição à volta do mundo, as respetivas datas e as distâncias percorridas, o conhecimento da figura do navegador português, a rosa dos ventos, e o conhecimento da geografia.
Hoje vivemos num mundo global, com comunicações instantâneas e viagens super-rápidas e talvez seja difícil compreendermos a importância deste empreendimento, que descobriu a passagem entre oceano atlântico e o oceano pacífico, através do Estreito de Magalhães e que foi o motivo de estratégias secretas, que ainda hoje os historiadores tentam descodificar.
Segundo Eduardo Lourenço e abordando as diversas facetas da vida, “ Mais importante que o destino é a viagem” e assim a Biblioteca Escolar e os grupos de Educação Visual e Geografia do Agrupamento de Escolas Morgado de Mateus, apostaram na viagem do conhecimento e apresentaram uma grande atividade denominada “A viagem”, tendo como objetivo a aprendizagem sobre vários domínios do conhecimento que rodeiam este grande acontecimento histórico, e que se estrutura com diversas ações ao longo do ano letivo:
 — Exposição “Rosa–dos-Ventos” | Palestra “Os mapas e o tempo” realizada por Álvaro Pinto |  A exploração geométrica e plástica da Rosa-dos-Ventos | Exposição temática “A viagem” | Criação de dois e-books publicados na internet | Exploração plástica do retrato de Fernão de Magalhães | Restauro da Rosa-dos-Ventos no pátio da Escola Secundária Morgado de Mateus.
Um destaque para um momento desta “viagem da aprendizagem” a palestra de Álvaro Pinto, que nos transportou para o passado semeando muitas referências: Alexandre o Grande, Ptolomeu, os Caminhos do Império Romano, Tabernáculo Judaico, Isidoro de Sevilha, o Mapa TO, os mapas e os monstros, o Senhor dos Anéis, Star Wars, Trump, Sto Agostinho, A Divina Comédia de Dante, Sandro Botticelli, árabes, muçulmanos e judeus, Pietro Visconti, Abraão Cresques, Fra Mauro, D. Afonso V, Infante D. Henrique, Fernão de Magalhães, Sebastian del Cano, Guttenberg, Ortelos, mapas simbólicos — uma grande oportunidade para saber mais.
Alguns dos trabalhos plásticos constam desta mostra, onde é possível aferir inclusão, entusiasmo, surpresa e empenho no estudo desta época dos descobrimentos, do mundo do século XVI, a importância da “A Viagem” e a respetiva cartografia. Certamente o passado e o presente interligar-se-ão através de técnicas, materiais e formas de expressão criativas. Tal como a afirmação de Eduardo Lourenço, o que interessa não será o resultado final, mas sim esta viagem pedagógica, sublinhada pela criatividade numa escola integradora dos saberes.
Professores envolvidos: Anabela Acha, Anabela Quelhas, António Carquejo e Emanuel Fidalgo.
Texto: Anabela Quelhas
Disciplinas envolvidas - Matemática, Geografia, História, Educação Visual....

1 comentário: